Você que está começando na aquarela deve estar perdido com tanta informação sobre as tintas, certo?

Realmente encontramos uma variedade enorme de tintas para aquarela, eu mesma fiquei perdida quando iniciei, então vou explicar um pouco para você e espero te ajudar neste caminho.

Primeiramente vou te dizer que a aquarela é uma técnica de pintura que utiliza água e tinta e papel específicos para a aquarela.

Na aquarela o artista aplica várias camadas de tinta, começando com a tinta bem aguada e na sequência vai controlando a proporção de água e tinta para alcançar a intensidade da cor e a transparência desejada para a pintura. Se a tinta for aplicada de forma concentrada, não será possível manter a transparência. As suas características são a sobreposição de camadas e a transparência.

Mas vamos ao que interessa, as tintas podem podem ser encontradas em diversas formas:

 

Tubo ou bisnaga – as tintas normalmente são encontradas em tubos com 5ml, 10ml, 12ml, 14ml, 15ml, 20ml e 21ml, de acordo com o fabricante.

A tinta em bisnaga é maleável, podendo ser colocada em um godê ou estojo para aquarela e na quantidade desejada. Ao ser depositada ela estará cremosa e com o tempo irá secar, mas não se preocupe é só você reativar com água e ficará novamente pronta para o uso.

Você encontra as tintas em tubos de forma avulsa ou em estojos fechados, mas eu aconselho você a comprar somente algumas cores avulsas e as que mais irá utilizar, assim você pode testar marcas diferentes.

 

   

 

Pastilha – a tinta em pastilha tem a mesma qualidade da tinta em tubo, porém ela é prensada, sendo apresentada num formato compacto. São ideais para viagens e pinturas ao ar livre.

As pastilhas podem ser compradas em estojos fechados ou de forma avulsa, sendo que existe a full pan (panela cheia, quantidade maior) ou half pan (meia panela, quantidade menor), o que muda entre as duas é a quantidade que vem na pastilha.

 

 

Lápis aquarelável – é um lápis próprio para pintura em aquarela. Você pinta com o lápis e depois vem com um pincel umedecido em água e passa levemente por cima, diluindo o pigmento e criando o efeito da aquarela.

 

Bastão – é um giz de tinta de aquarela. Você pode pintar com o bastão e vir com o pincel umedecido em água diluindo o pigmento, ou pode molhar o pincel em água primeiro e pegar o pigmento direto no bastão para aplicar no papel.

 

Líquida – é feita com pigmento sintético, bem concentrado e forte. Você deve aplicar uma pequena quantidade e vir com o pincel úmido para espalhar a tinta.

 

As tintas para aquarela normalmente são feitas com pigmento ou corante + aglutinante (goma arábica) + agente umectante (mel ou xarope de milho) + glicerina.

A minha preferência é por tintas de aquarela em tubo, onde eu compro as cores que eu mais uso e adoro experimentar marcas diferentes.

Um abraço e voltarei em breve com mais informações!