E você comprou uma tinta e no tubo vem um monte de informações que você não tem nem idéia do que significam?
Peraí que eu vou te ajudar! Para que você escolha bem, vou apresentar alguns pontos que você deve levar em consideração ao optar por uma tinta ou marca.
As tintas profissionais apresentam as informações que irei explicar abaixo, algumas estudantes também disponibilizam, mas as escolares normalmente não. Abaixo segue uma foto em que você pode verificar algumas informações na frente do tubo, como a marca da tinta (Van Gogh), a cor (Indigo), o número dessa cor (533), o lightfastness (+++) e a transparência, e no verso temos como exemplo outra cor onde aparece o número do pigmento PBk6, PV19 (Paynes Grey), a série que é 1, e o lightfastness que é II.
Agora vamos explicar o que cada uma dessas informações quer dizer.
Lightfastness – está relacionado com o tempo de permanência do pigmento, ou seja, a resistência do pigmento em relação a exposição à luz. Normalmente quanto mais símbolos maior a permanência, porém é importante verificar a classificação utilizada pelo fabricante. Você deve levar esta informação em consideração se você pretende que seu trabalho dure por mais tempo, uma vez que uma permanência maior evitará que o seu trabalho desbote.
★★★ maior permanência, ★★ média permanência, ★ menor permanência
✱✱✱ maior permanência, ✱✱ média permanência, ✱ menor permanência
+++ maior permanência, ++ média permanência, + menor permanência
AA AA excelente permanência, A boa permanência
I I excelente permanência, II boa permanência, III razoável permanência, IV permanência temporária
Nr Not listed
Por exemplo, a Rembrandt utiliza a seguinte classificação: +++ (pelo menos 100 anos de lightfastness), ++ (de 25 a 100 anos) e + (de 10 a 25 anos). A Daniel Smith utiliza a classificação: I Excelente lightfastness (mais de 100 anos), II Muito bom (100 anos), III Razoável (de 50 a 70 anos) e IV Temporário (de 15 a 20 anos).
Série – está relacionada abundância ou raridade em que o pigmento é encontrado na natureza. Quanto mais abundante, mais disponível então a sua classificação será 1. E quanto mais raro é o pigmento na natureza mais alta será sua série, então sua classificação poderá chegar a 5. Os pigmentos de menor classificação são mais acessíveis e podem ser encontrados em algumas tintas estudantes. Os pigmentos com classificação superior a 1 normalmente são encontrados nas tintas profissionais, e de acordo com a sua raridade o seu valor também será elevado. A classificação pode ser 1, 2, 3, 4 e 5.
Transparência – está relacionada com a transparência ou opacidade de uma tinta, quanto maior a sua transparência maior será o seu brilho e você conseguirá fazer a sobreposição de camadas. As tintas opacas não tem brilho e pesam na pintura, porém tem um maior poder de cobertura. Eu prefiro as tintas transparentes ou semi transparentes.
Staining – está relacionada com a facilidade ou não de remoção da tinta aplicada no papel. Por exemplo, ao utilizar a técnica lifting, você remove a tinta de uma área da pintura para trazer luz, alguns pigmentos permitem essa remoção e outros não. A classificação Staining significa que a tinta é de difícil remoção do papel e No-Staining é de fácil remoção.
Granulação – está relacionada com o efeito de grânulos que a tinta oferece na pintura. Para que a tinta granule, você precisa aplicar a mesma com bastante água e deixar que seque naturalmente, senão o efeito não irá aparecer. Se a pintura for feita com pouca água, a tinta não terá como expandir e proporcionar o efeito. Também é aconselhável não voltar a pintar na mesma área, uma vez que irá perder o efeito obtido. Normalmente a granulação fica mais evidente em papéis texturizados. É muito utilizada nas pinturas de céu, mar, fundos, paisagens, montanhas, sombras e manchas. Alguns tons terrosos, pretos e azuis podem apresentar granulação. Por exemplo, na marca Nevskaya Palitra, a classificação Shadows apresenta uma granulação mais intensa, e a Mist uma granulação mais delicada e suave.
Pigmentos – os pigmentos recebem uma classificação, a qual está disponível nos rótulos tintas. É importante verificar a classificação do pigmento, uma vez que as marcas utilizam diferentes nomes para o mesmo pigmento, assim você evita de comprar a mesma cor.
PY40
P = pigmento
Y = Yellow (cor)
40 = identifica qual é a cor dentro do Index internacional de cores.
Alguns exemplos:
PW – White (branco)
PBk – Black (preto)
PBr – Brown (terrosos, marrons)
PY – Yellow (amarelo)
PO – Orange (laranja)
PR – Red (vermelho)
PG – Green (verde)
PB – Blue (azul)
PV – Violet (violeta)
Agora você conheceu um pouquinho sobre as tintas e espero que consigas fazer boas escolhas.
Meu conselho é que você adquira somente as cores que mais utiliza, e se possível já comece com as tintas estudantes, porque existe sim a diferença entre elas.
Um abraço!